domingo, 4 de maio de 2014

Módulo 2 - Acessibilidade Web e Tecnologias de Apoio

DIRETRIZES WCAG 2.0, de 11 de dezembro de 2008








Comentário realizado


Quanto à questão colocada no Módulo 2, o que me apraz dizer é tão somente isto, as novas tecnologias de informação associadas às tecnologias de apoio a todos os alunos, em especial aos alunos NEE´s é imprescindível a todos os níveis. Falar em inclusão sem incluir este tipo de ferramentas de trabalho e de apoio é discriminar e colocar os alunos que apresentam dificuldades várias num patamar de regressão face às suas caraterísticas, dificuldades e competências. O que se lamenta na verdade, é que uma parte das escolas, diretores e professores e tutela se esqueçam que estas variáveis devem ser colocadas ao dispor das escolas e docentes da Educação Especial e de TIC.
As várias tecnologias de apoio são a base para o desenvolvimento de todos os alunos, que permitam uma maior autonomia, iniciativa e criatividade que aos alunos possa ser dada. Não basta a procura do conhecimento e conceitos, mas permitir que o aluno com NEE se possa adaptar a uma realidade bem diferente daquela que ele próprio interioriza, seja em que contexto for.
Da minha experiência com as TIC o que destaco é a sua importância em todo o processo de aprendizagem e ensino, com intuito de estimular os saberes e competências intrínsecas, exercitando o pensamento e a sua capacidade de pensar. Quanto à variedade de software de apoio e destinado a colmatar e desenvolver os alunos com várias patologias, constato que este curso tem apresentado e elucidado todos os presentes para a sua presença, importância e objetivo, contudo, estas ferramentas deviam estar ao dispor de todas as escolas como forma de partilhar e contribuir para o ensino dos alunos NEE´s, independentemente das dificuldades apresentadas. E é este o maior problema das escolas, a falta de tecnologias de apoio e software adequado. E neste contexto muito se fica a dever a este curso/formação, às suas caraterísticas, objetivos e trabalhos para o conhecimento e identificação destes aspetos relevantes para o trabalho diário de um docente da Educação Especial, que permita contribuir para uma ação mais eficaz e útil nos alunos mais necessitados.
No entanto, e após um contato mais próximo do material sugerido para a realização dos trabalhos e reflexões propostas verifico a enormidade de software com limitações no seu uso, devido à sua maioria se apresentar como DEMOS e não permitindo uma maior exploração das sua operacionalidade a não ser, através da aquisição bastante onerosa do citado software. É este o aspeto negativo que encontro, pois noto que a divulgação destas ferramentas visa a sua promoção e limitação na sua utilização. Claro que existem outros, mas divulgar e depois encontrarmos limitações na sua utilização é desvirtuar o objetivo do seu uso. Este é só um pequeno pormenor que não retira positividade ao curso, temas, trabalhos, materiais de apoio para ser utilizados e incorporados no ou nos módulos apresentados.
Em sintese, o que posso afirmar é que todo o material apresentado, partilha de experiências e trabalhos realizados dão a todos nós maior coragem para enfrentar os desafios que o trabalho diário do docente da Educação Especial se apresenta. As dúvidas são muitas, os desafios são enormes, mas a dedicação e empenho supera todas as dificuldades que se possam apresentar, porque estas comparadas com aquelas que os nossos "MENINOS" apresentam não são nada.

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