sábado, 31 de maio de 2014

Módulo 4 - Recursos Educativos Abertos Acessíveis


DISGRAFIA e DISORTOGRAFIA


LINK_Publicação:


Aqui fica o link relativo ao trabalho do módulo 4. O tema está relacionado com a "Disgrafia e Disortografia" :

http://prezi.com/vepm7oej1igj/?utm_campaign=share&utm_medium=copy
Bom trabalho.

José Manuel Amaral



Comentário efetuado:


Falar em recursos educativos é falar em material que irá permitir aos seus utilizadores um uso essencialmente pedagógico e sem fins comerciais. Ao meu tempo, estamos perante conhecimentos, investigações, partilhas, trabalhos que vão por em destaque variáveis de extrema importância, quer em termos educativos e práticas educativas, quer em termos sociais.
Se a sua utilização vai permitir enriquecer quem os busca e quem os recebe através da transmissão individual e em grupo, a sua não abertura e acessibilidade só trará ignorância, desconhecimento e incapacidade de partilhar saberes.
Neste contexto, a publicação e divulgação dos Recursos Educativos abertos e acessíveis permitirá que o conhecimento possa chegar a quem tem necessidade e manifestamente procure a sua utilidade. Se na maioria dos casos a investigação e publicação das conclusões desse processo se faz com os dinheiros vindos dos nossos impostos, do erário público, impedir que os mesmos sejam do conhecimento geral e tenham fins meramente comerciais, é desvirtuar o desenvolvimento da sociedade nas suas várias dimensões, em especial, na vertente educativa e social. Por isso, devem ser as autoridades nacionais a permitir que as mesmas sejam abertas, mas claro com as devidas condições e restrições, salvaguardando os direitos do autor e dos produtores, e não permitindo a sua utilização com fins comerciais.
Hoje em dia, as licenças de utilização são o maior problema para um eficaz uso da ferramenta, refiro-me a algum software, cuja seu uso se torna limitativo e incentiva a procura de software piratado e obtido de uma forma ilegal.
Na minha experiência como docente, o uso de material e recursos educativos sempre foram usados com o intuito prático da minha função e como forma de fazer chegar o conhecimento e os saberes aos meus alunos, sejam eles ditos normais, sejam eles NEE´s. Não interessa a sua catalogação mas sim o objetivo com que se usa, sempre com fins educativos. Divulgar é partilhar e fazer com que os nossos parceiros, os nossos colegas, os nossos alunos possam disfrutar do que a internet nos proporciona, nos oferece sem limitar o acesso e permitir que todos possam aceder, independentemente da sua condição social e profissional, pois o saber quando existe é para todos e não para alguém em especial. O conhecimento é geral e público, devendo ser utilizado para o desenvolvimento de uma sociedade que se quer justa, equitativa e solidária.

Comentário sobre Trabalho de Colega:


Comentário sobre Trabalho Colega:

O meu comentário é sobre o trabalho do Módulo 4,da colega Anabela Campus, sobre o tema "A Intervenção Assistida por Animais - Uma outra perspetiva de atuação sobre o Autismo"


http://storybird.com/books/a-intervencao-assistida-por-animais-uma-outra-pers/?token=cw8adaqdue

http://anabelacampusmooc.blogspot.pt/p/modulo-4.html

Este trabalho para além da simplicidade na sua abordagem, demonstra a importância que têm os animais no tratamento e apoio à aprendizagem dos alunos/crianças com variadas deficiências/dificuldades, em especial, os portadores do espetro de autismo. Penso que esse pequeno livro multimédia consegue apresentar uma sequência de imagens e comentários bastante elucidativos da patologia do AUTISMO.
Por isso, os meus parabéns em relação ao trabalho realizado e à pertinência do mesmo no atual contexto do processo de ensino e aprendizagem das crianças com este espetro.

Melhores cumprimentos.

José Manuel Amaral
8 de Junho de 2014 às 23:10

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