segunda-feira, 21 de abril de 2014

Modulo 1 - Políticas Inclusivas e Medidas Educativas para Alunos com NEE



Principios Chave Educação Inclusiva


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Reenvio novamente o trabalho do Módulo 1, já criado e submetido e agora colocado na seguinte hiperligação:

http://joseamaraleducacaoespecial.blogspot.pt/2014/04/modulo-1-politicas-inclusivas-e-medidas.html




Comentário efetuado:


Falar em políticas inclusivas e medidas educativas parecem nos dias de hoje uma problemática já ultrapassada, contudo, o que a minha experiência de docente do ensino regular e do ensino especializado - Educação Especial me diz é que continua a ser uma falsa questão afirmá-lo textualmente. É verdade que a legislação, nomeadamente, quer através do Dec-lei 3/2008, de 7 de janeiro, que regulamenta um ensino e uma educação inclusiva assim o refere, mas em contrapartida constata-se uma grave lacuna na forma como os docentes do ensino regular encaram uma realidade cada vez mais exigente. Claro, falo quer na falta de sensibilidade dos professores para lidar com os alunos NEE´s, falta de formação para todos, incluindo os pais, quer também, os principais protagonistas neste processo que são os Pais e Encarregados de Educação. Neste contexto, verifico por parte deles um deficiente contributo para solucionar os vários problemas que vão surgindo, nomeadamente, na vertente comportamental e emocional dos alunos, associados à persistente negação das dificuldades que os seus progenitores apresentam.
Esta situação exige cada vez mais de todos os intervenientes no processo educativo, sem exclusão das partes, uma atenção mais objetiva e incisiva no acompanhamento dos nossos alunos, pois só assim é possível ultrapassar as lacunas que o sistema educativo nos apresenta. Lutar por uma escola pública e inclusiva é contribuir para o sucesso dos nossos alunos, quer no aspeto educacional e profissional, quer nos aspetos sociais e de integração numa sociedade cada vez mais exigente mas também discriminatória. E este fator que nos deve servir de base para a estruturação das medidas educativas e inclusivas dos alunos com NEE´s.
Face a todo este contexto, é cada vez mais exigente a adequação de novas práticas de ensino que visem a diversidade de alunos com várias patologias, agrupadas com as partilhas que derivam da nossa experiência profissional, social e humana.
Esta é a nossa realidade, onde a problemática deste módulo se encaixa como uma luva, assim todos os intervenientes o desejem.

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